Armazenagem de alimentos: Você está fazendo isso corretamente?

armazenagem de alimentos da forma correta é muito importante para você diminuir a contaminação. Não importa se forem alimentos que você acabou de comprar no mercado ou se é uma comida que restou do almoço. Saber como guardá-los é fundamental.

Isso porque os micro-organismos estão sempre em toda a parte, apenas esperando um descuido seu para contaminar o que estiver perto. E você não pode deixar isso acontecer, não é mesmo? Esses micro-organismos são perigosos à saúde e podem provocar diarreia, mal-estar e até mesmo problemas mais sérios.

Lembre-se: O perigo está por toda parte. Não é apenas na barraquinha de cachorro-quente ou no restaurante. Pode estar em sua própria casa. Sendo assim, aprenda qual a maneira correta de fazer a armazenagem de alimentos e mantenha-os distante das bactérias e com os nutriente conservados durante mais tempo. Leia mais!

Como fazer a armazenagem de alimentos?

Segundo Valéria Paschoal, nutricionista e presidente do Congresso Internacional de Nutrição Clínica Funcional, todos os alimentos precisam ser armazenados separados uns dos outros. Isso a fim de que não ocorra contaminação cruzada! Além disso, para evitar a proliferação de micro-organismos e toxinas, eles precisam ser guardados a uma temperatura adequada.

Ela também alerta que é preciso ficar atento ao tipo de recipiente que será usado na armazenagem de alimentos. Ele precisa estar totalmente vedado e limpo.

Veja a seguir como armazenar alguns alimentos em específico:

1 Feijão

A armazenagem de alimentos como o feijão deve ser feita de três formas diferentes. Se o feijão estiver cru é recomendado que ele seja guardado em temperatura ambiente. Já se ele estiver cozido precisa ser armazenado refrigerado a 4ºC, por três dias. Caso esteja congelado, é recomendado que o feijão seja distribuído em diferentes recipientes de vidro.

2 Ovos

Os ovos precisam ser guardados sob refrigeração de 4 a 8ºC. Saiba que voc~e não precisa limpá-los antes da armazenagem. Essa higienização deve ser feita somente antes da utilização dos mesmos.

3 Carne

Em relação as carnes compradas no supermercado, o ideal é congelar em porções separadas. Além de evitar o desperdício, também evita que você fique congelando e descongelando várias vezes o mesmo alimento. A temperatura depende do tipo da carne: Peixes precisam ser armazenados a 2ºC, já as carnes de aves e boi a 4ºC.

Depois de cozido, o peixe precisa ser armazenado por apenas 24 horas, enquanto que as carnes de aves e boi até três dias.

4 Resto do almoço

Sabe aquela comida que sobre do almoço e pode ser aproveitada para a janta? Então, elas devem ser guardadas logo após a refeição. Isso porque o resfriamento rápido diminui a probabilidade de contaminação com outros alimentos. Sendo assim, a comida pronta precisa que sua temperatura seja reduzida de 60ºC a 10ºC em duas horas.

5 Legumes, frutas e verduras

No caso dos vegetais folhosos, é necessário que eles sejam guardados a uma temperatura de 10ºC, por até três dias. Já as frutas e os legumes inteiros podem ser armazenados em temperatura ambiente. Além disso, não é preciso deixá-los embrulhados em sacos plásticos.

6 Metade da fruta

Nesse caso, a armazenagem de alimentos depende do tipo de fruta. Caso for, por exemplo, um mamão ele precisa ser cortado ao meio, ter as sementes retiradas e ser guardado em um pote de vidro. O importante a ser ressaltado é que todas as metades de uma fruta devem permanecer refrigeradas e serem consumidas até um dia.

Entenda também a relação da validade do alimento e o seu armazenamento!

É recomendado utilizar pote de plástico para comidas congeladas?

O recomendado é não fazer a armazenagem de comidas congeladas em potes de plástico, uma vez que, quando congelados, os alimentos entram em contato com o plástico e acabam estimulando a liberação de toxinas desse material.

Embalagem de alimentos

Muitas pessoas têm o costume de embalar os alimentos com papel alumínio ou filme plástico. No entanto, o correto é  embalar os alimentos com papel manteiga. Sabe por que? Porque os materiais e substâncias do alumínio e do plástico podem migrar até o alimento e contaminá-los.

Portanto, é válido ressaltar que o período que os alimentos continuam com suas propriedades nutricionais varia segundo cada um, assim como as temperaturas que eles devem ser guardados. Sendo assim, fique atento no momento da armazenagem de alimentos para não cometer nenhum erro!

Se você quiser saber tudo sobre segurança alimentar, acesso o site www.consultadealimentos.com.br. Este é o site da Mayara Vale, umas das maiores especialistas em Consultoria Alimentar do Brasil.