Cotonetes podem causar danos ao seu ouvido

Os bastonetes de algodão tiveram origem, no ano de 1923, pelas mãos de um polonês naturalizado americano. Leo Gersternzang observando sua esposa improvisar um chumaço de algodão em um palito de dentes para limpar a orelha de seu filho, teve a grande idéia de patentear o produto e de divulgá-lo para o restante do mundo. As primeiras hastes eram de madeira sendo substituídas pelas de plástico no ano de 1963. No Brasil, a empresa que popularizou os bastonetes foi a Johnson & Johnson, lançando o produto no mercado com o nome Cotonete.

Quem olha para este inofensivo produto, não imagina os riscos que ele pode causar á audição. Os danos vão desde entupimento do ouvido causado por excesso de cerume até mesmo a perfuração do tímpano.

Para que serve a cera de ouvido?

A cera serve para proteger o canal auditivo contra impurezas, partículas e microorganismos que podem causar infecções. Ela é uma mistura de secreção das glândulas sebáceas e ceruminosas, servindo de proteção para a pele.

E como eu faço para limpar meu ouvido?

Não é necessário limpar o interior de sua orelha, isso pode ser perigoso. A nossa cultura ensina erradamente a limpar os ouvidos, mas na verdade, nosso ouvido é um sistema auto limpante. Ele expele o excesso de cera, somente devemos limpar a cera aparente, a que foi expelida e, para isso, não precisamos usar os cotonetes. Podemos lavar a orelha externa com sabão e água e secar com a toalha e o dedo. Nada de enfiar os cotonetes!

Ainda não se convenceu? O cotonete retira a cera protetora do ouvido deixando-o mais suscetível a infecções; isso quando ele não empurra toda a cera que seria expelida lá para dentro, causando uma rolha de cera que pode provocar dores, zumbidos e até perda parcial da audição. O cotonete pode também causar pequenas feridas no interior da orelha e pode perfurar o tímpano. O cotonete é um dos maiores vilões da otite!

E o que é Otite?

É uma inflamação no ouvido causada por infecção de germes e fungos. Seus sintomas vão desde dores de ouvido até febres no estágio inicial. Alguns tipos de Otite podem se agravar levando o paciente à morte.

Quando pensar em sua estética novamente, lembre-se dos danos que poderá estar causando à sua saúde. Não estou dizendo, com isso, que deve sair por aí com a orelha suja. Limpe-a externamente, durante o banho. O seu organismo é perfeito e pode expelir a cera em excesso, espere que isso aconteça e não saia enfiando o cotonete!

Se já estiver sentindo algum destes sintomas, como perda da audição ou zumbidos no ouvido, procure um Otorrinolaringologista, pois só ele pode cuidar desta situação para você. É necessário que seja um profissional reconhecido. Não vá por sua saúde nas mãos de qualquer um hem?! Farmacêuticos não tem autorização para darem uma lavagem em seu ouvido pois esta, se mal executada, também pode perfurar seu tímpano!

E os cotonetes são inúteis afinal?

Lógico que não! Eles servem para a assepsia do nariz, servem para a utilização de produtos cosméticos como maquilagens, limpar áreas de dobras em bebês e limpar a área externa da orelha, da cera que já foi expelida, contanto que você não o enfie lá dentro