Maltodextrina – O que é e como usar?

maltodextrina é um suplemento alimentar composto, basicamente, de carboidratos completos que são absorvidos gradativamente pelo corpo, isso faz com que o usuário tenha muito mais energia durante exercícios físicos que exigem muita energia e que possuem uma longa duração, isso faz com que o atleta não se sinta cansado rapidamente fazendo com o mesmo tenha um maior rendimento durante todo o treino.

Carboidratos, principal fonte de energia

O corpo humano possui como principal fonte de energia os carboidratos, também é a forma mais rápida de se conseguir a energia, já que estão quase na forma básica de energia. Os carboidratos devem ser a maior parte das calorias ingeridas pelo ser humano em uma dieta balanceada, o percentual chega em torno de 60% do total calórico, se o corpo não encontrar carboidratos suficientes para dar energia para o corpo fatalmente utilizarão as proteínas que não serão usadas para a construção de tecidos, inclusive os músculos. Também pode ocorrer de a massa muscular diminuir, em alguns casos pela falta de carboidratos.

Uso da maltodextrina na atividade física

A maltodextrina é indicada para atletas, pois fornece energia para atividades físicas mais intensas e também ajuda na recuperação muscular no pós-treino. Permitindo assim que as proteínas e aminoácidos exerçam suas funções na construção dos músculos e não sejam utilizadas como fonte de energia para o corpo.

Algo muito importante é ingerir a maltodextrina de forma correta, é correto ingerir a mesma uma hora antes e/ou uma hora depois do treinamento. Se ingerido antes de uma hora antes do treino, não haverá tempo suficiente para o corpo absorver e se tomada mais de uma hora depois do exercício não será absorvida a tempo e o estoque de proteínas serão utilizados para dar energia ao corpo.

Maltodextrina engorda?

Toda ingestão de calorias pode levar a engordar, afinal são 150KCal que estão sendo ingeridas a cada porção. Se você não estiver seguindo uma dieta equilibrada e estiver comendo muitos alimentos que possuam alto teor calórico durante o dia, o consumo da Maltodextrina pode sim ajudar no processo de engordar. Mas se você estiver seguindo uma boa dieta a ingestão deste suplemento nas horas e dosagens corretas certamente você apenas terá ganhos de massa e não engordará.

Efeitos colaterais

Teoricamente não existem efeitos colaterais relacionados ao uso de Maltodextrina, desde que utilizado em doses recomendadas. Sempre utilize este suplemento associado a uma alimentação balanceada para melhorar o resultado. Portadores de diabetes podem utilizar desde que recomendados por um profissional. Uma super dosagem de Maltodextrina pode levar a uma grande produção de insulina e fazer com que o atleta tenha um quadro de hipoglicemia (baixa quantidade de açúcar). Outro efeito que pode ocorrer com uma superdosagem de Malto são quadros de vômitos, diarreia e náuseas.